domingo, 1 de março de 2009

Pau no Mato

Durante nossa existência neste plano material, conhecemos muitas e muitas pessoas. Algumas poucas ficam por um tempo na nossa vida, permitindo que a conviência faça florescer uma amizade. Por vezes, as "forças do destino" nos empurram para lugares longes e caminhos diferentes, contudo o sentimento de amizade permanece tal que nem mesmo o tempo e a distância podem apagar o que um dia foi experimentado.

Raríssimos casos em que os amigos tornam-se "melhores amigos", daqueles que você chama de "irmão", "camarada", e por aí vai. Arrisco a meter o bedelho na estatística e dizer que, dos amigos que adquirimos, apenas uma ínfima parcela de 5% tornam-se nossos melhores amigos.

A melhor parte vem a seguir.

Descobri recentemente, que existe amizade um grau acima da evolução do "melhor amigo". Esse é o amigo "Pau no Mato". Um ser extremamente raro. Atrevo-me a dizer que muitos de nós nem sequer temos um único amigo Pau no Mato. Você tem??

Deus me presenteou com um ou dois desses exemplares, citarei mais adiante o nome das criaturas, mas quero me ater a descrição do que é ser "Pau no Mato".

Ser um Pau no Mato é morrer abraçado; é sair contigo pra tomar cerveja sem questionar onde você vai; é te ligar à meia-noite e perguntar: "E aí guerreiro, vamos dar um mergulho?"; é sair contigo mesmo sabendo que aquela volta que vocês foram dar não vai terminar antes das 6 da manhã (e o cara tendo que trabalhar no outro dia); é não deixar você sair sozinho, mesmo estando doente; é tomar a saidera às 6:30 da manhã e ainda te acompanhar no café; é curtir uma indiada só pro amigo poder ficar com a gatinha que já tava de olho a um bom tempo; é empurrar o carro às 6:30 da manhã, por ter ficado sem bateria (detalhe: com chuva e poças d'água); e por aí vai...

Poderia ficar horas, dias, meses a fio descrevendo as características que fazem com que um amigo torne-se um verdadeiro Pau no Mato. Entretanto, o tempo não permite, estou com sono (terminei um plantão fudido de 12 horas) e penso que os demais leitores ficariam entediados com a leitura - talvez por não entenderem e não terem um amigo Pau no Mato.

Antônio, publicamente agradeço pela nossa amizade "paunomatista"! Amigo Pau no Mato que nem tu, não se encontra em qualquer lugar, até porque PAU NO MATO É PAU NO MATO!!!

Um grande abraço a todos meus colegas, conhecidos e amigos que tenho. Sintam-se todos acolhidos, mesmo distantes. Meu amor por vocês é maior que meus erros. Cara, fiquei emocionado.

Que a Força esteja conosco, sempre!

Um comentário:

  1. Cara, só posso concordar em gênero, número e grau contigo. Descreveste com maestria a arte paunomatista de ser.

    E, claro, tenho que agradecer pela homenagem pública, além de dizer que tenho o mesmo apreço pela tua amizade e agradeço a Deus diariamente por colocar no meu caminho um cara com o teu caráter.

    PAU NO MATO É PAU NO MATO!

    Abração!

    ResponderExcluir